Para início na carreira, todo piloto deve passar pelo curso de piloto privado.
Os livros didáticos proporcionam, em todos os pontos do território nacional, recursos didáticos para que o sonho profissional de voar ou fazer voar seja conseguido, eliminando barreiras como a distância, horário disponível para estudos, material didático, proporcionando com baixo custo, abrir as portas da aviação para o verdadeiro talento, transformando o sonho em realidade. Visto que os cursos realizados pelas escolas homologadas é recomendável para o correto treinamento e orientação dos alunos no inicio da carreira na Aviação Civil.
O curso de piloto privado é dividido em duas partes: teórica e prática.
A parte teórica é compreende com as seguintes disciplinas.
- Meteorologia Aeronáutica.
- Motores e Conhecimentos Técnicos de Aeronaves.
- Navegação Aérea VFR.
- Regulamentos de Tráfego Aéreo VFR.
- Teoria de Vôo e Aerodinâmica de Baixa Velocidade.
Muitos pilotos voam pelo prazer e liberdade de voar, outros porque este é um meio independente, rápido e seguro de viajar. Ao invés de dirigir, ou submeter-se aos horários fixos dos transportes públicos, eles voam a trabalho, férias ou somente por diversão.
Para obter-se o Certificado de Conhecimentos Teóricos (CCT) é necessária à aprovação em uma prova aplicada pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) que contém 20 questões de cada matéria, na qual o aproveitamento mínimo deve ser de 70% de cada matéria, ou seja, 14 questões. Embora para Piloto Privado não seja obrigatório fazer o curso para obtenção do CCT, podendo o aluno estudar sozinho para fazer a prova.
Assim que aprovado o aluno faz exames de saúde, o CMA de 2° Classe com validade de 5 anos.
Com o CMA em mãos o piloto-aluno já pode iniciar a parte prática que inclui treinamento de curvas, subidas, descidas, estalls, emergências, decolagem, pouso, entre outros. Feita as 40 horas necessárias o piloto-aluno é submetido ao chamado "check", que é um vôo de aproximadamente 01 hora no qual é verificada sua habilidade aprendida durante o curso. Aprovado no seu "vôo de check" o até então piloto-aluno receberá sua licença de Piloto Privado de Avião, habilitando-o a voar aeronaves monomotoras, desde que não seja de maneira comercial ou remunerada.
Mais afinal o que são CMA, CCT e CHT e como conseguir os meus?
CMA - é a abreviatura de Certificado de Médico Aeronautico, antigo CCF. O aluno deverá possuir um CMA válido para iniciar as aulas práticas. Existem dois tipos de CMA: 1a. Classe e 2a. Classe. Para tornar-se Piloto Privado é necessário possuir um CMA de 2a. Classe, que se diferencia do de 1a. Classe pela rigidez dos exames médicos exigidos. Deverão ser realizados nas Juntas de Saúde dos Hospitais da Aeronáutica ou através de Médicos e Clínicas credenciados.
CCT - é a abreviatura de Certificado de Conhecimentos Teóricos. Tal certificado é expedido após a aprovação do aluno nos exames teóricos da ANAC. Para iniciar as aulas práticas, não é necessário a posse de um CCT. No entanto, é altamente recomendável uma vez que o conhecimento teórico dos diversos assuntos aeronáuticos enriquece e facilita as aulas práticas. É importante lembrar, entretanto, que você deverá possuir um CCT válido para obter sua licença de Piloto Privado de Avião.
CHT - é a abreviatura de Certificado de Habilitação Técnica. É a licença de Piloto propriamente dita.
Requisitos:
Poderão fazer o curso de piloto (avião ou helicóptero) as pessoas, de ambos os sexos, que tenham no mínimo 17 anos e, pelo menos, estar cursando o 2º grau. Podendo realizar a banca da ANAC com 17 anos. Para adquirir a habilitação de Piloto Privado deverá ter 18 anos para a realização do voo de cheque. E partir do ano que vem, para realizar o voo de check deverá ter o 2° Grau completo.
Para o aluno iniciar suas atividades aéreas deve ser obtido o Certificado Médico Aeronautico (CMA). O candidato deve Entrar no site da ANAC e fazer o registro de seu Código Anac (CANAC), e Informar ao médico ou no hospital aeronáutico para que seja lançado no seu registro online.
Para solicitar seu código
CLIQUE AKI e siga os passos.
_________________________________________________________
Classes de Avaliação Médica
São três as classes de avaliação médica, para fornecimento do Certificado Médico Aeronáutico (CMA):
1 - Avaliação médica de 1ª classe, subdividida em:
- Pilotos de aeronaves de asa fixa, asas rotativas e balão livre, aplicável aos aeronavegantes ou candidatos a licença:
- Piloto de Linha Aérea (PLA);
- Piloto Comercial (PC); e
- Não pilotos, aplicável aos aeronavegantes ou candidatos à licença de Mecânico de Vôo (MV).
2 - Avaliação médica de 2ª classe, subdividida em:
- Pilotos de aeronaves de asa fixa (exceto planadores) e asas rotativas, aplicável aos aeronavegantes ou candidatos a licença:
- Piloto Privado Qualificação IFR (PP-IFR);
- Piloto Privado (PP);
- Não pilotos, aplicável aos aeronavegantes ou candidatos a licença de Comissário de Bordo (CMO); e Operador de Equipamentos Especiais (OEE).
_________________________________________________________
Idade Mínima para obter CCF
Pilotos:
PLA e PLAH - 21 anos
PC e PCH - 18 anos
PP-IFR - 18 anos
PP e PPH - 17 anos
Não Pilotos:
MV, CMO, OEE - 18 anos
_________________________________________________________